De forma antecipada, diferente do que ocorreu nos últimos anos, a Prefeitura de Batatais e o Sindicato Rural anunciaram nesta semana a programação da Festa do Leite, que viverá neste ano a sua 46ª edição.
A promoção será realizada, no Centro de Eventos Antônio Carlos Prado Baptista, no período de 12 a 16 de julho, mas, como novidade, o desfile foi programado para o dia 9, domingo que antecede a festa, sendo a partir de agora o evento que “convida” a população para as atrações que vão movimentar o recinto a partir da quarta-feira.
O Prefeito Juninho Gaspar, o presidente do Sindicato Rural, Luiz Roberto de Alvarenga Marques, que, junto com sua diretoria, aceitou o convite para resgatar a parceria na organização da Festa do Leite, acompanhados do presidente da comissão organizadora, Juninho Riul e da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, puderam detalhar a programação.
Uma atividade de grande importância, o Torneio Leiteiro Nacional, será retomado, com a coordenação do Sindicato Rural e tendo pessoas como Agnaldo Sérgio Lellis e José Henrique Aleixo presentes na organização.
O rodeio da Liga Nacional, com vaga para Barretos, também foi anunciado, além da Exposição Regional do Cavalo Mangalarga e do Team Penning, todos com expectativa de atração de centenas de participantes.
A ACE segue coordenando a área empresarial e, como os demais segmentos da festa, terá mais um atrativo para diferenciar dos eventos anteriores, a Mostra de Aço Inox, levando um pouco do potencial dos industriais batataenses para o recinto.
O Prefeito Juninho Gaspar agradeceu todos os parceiros na realização da Festa do Leite e, desde já, convidou a população a prestigiar. “Realizar a Festa do Leite é promover a alegria da população batataense e também gerar emprego e renda, uma vez que mais de 80 por cento dos comerciantes instalados na festa são de Batatais. O setor agrícola, hoteleiro, de alimentação e o comércio serão diretamente beneficiados. É fazer a roda girar e movimentar toda a cidade”, ressaltou, lembrando ainda que além de fomentar o turismo, a economia e a agricultura, o evento é realizado para a nossa população, para as famílias terem a oportunidade de lazer através dos investimentos em entretenimento, grandes shows, parques de diversões, entre diversas outras atrações. “Quase metade da festa, dois de três dias, tem entrada gratuita, para que todos tenham a oportunidade de participar. A expectativa é de que a população compareça em massa e que turistas de toda a região e estado prestigiem a 46ª Festa do Leite, como ocorreu no ano passado”, disse.
Os shows da festa
A 46ª Festa do Leite terá uma grade com 13 shows, somando as atrações locais e os artistas de renome nacional contratados. De Batatais, vão se apresentar: Galeria do Samba (dia 12), Verônica Tosi (dia 13), DJ Manfreé (dia 14), Clayton e Daniel (dia 15) e Banda Maior Abandonado (dia 16).
Dos artistas de fora, estão confirmados:
Quarta-feira – 12/07: Clayton e Romário – nascidos em Goiás, os irmãos Clayton e Romário começaram a se interessar pela música ainda crianças. Conquistaram o Centro-Oeste do país e foram afinar as cordas das violas em Barretos (SP), onde tiveram a certeza de que poderiam ir mais além na carreira musical. Durante seis meses moraram na Espanha e na Europa. Ao voltarem ao Brasil foram direto para Espírito Santo, onde os aprendizados que trouxeram na bagagem foram muito importantes. Mas foi na cidade de Guarapari (ES) que o destino dos dois começou a mudar. Tempos depois, atraídos para Minas Gerais, ganharam raízes em Belo Horizonte, onde permanecem até hoje. Eles não escondem a paixão e gratidão que têm pelos mineiros, que os acolheram tão bem. Escolheram a cidade de Betim como cenário para a gravação do primeiro CD e DVD, intitulado “Só Tá Começando”, gravado em 2009. Já em de 2012, lançaram o álbum “Só as Melhores” com regravações de sucessos e as inéditas “Ninguém é De Ninguém” e “Tá Querendo Eu”.
Quinta-feira – 13/07: Bruno e Marrone – uma das mais reconhecidas e amadas duplas sertanejas do brasil, formada pelos cantores Vinícius Félix de Miranda, o Bruno, e José Roberto Ferreira, conhecido como Marrone, volta a cidade para apresentar o show que resgata os grandes sucessos da carreira. Participantes da geração romântica do sertanejo, Bruno e Marrone iniciaram o trabalho ainda na década de 1980. Ao longo desses anos eles se consolidaram como uma das principais duplas sertanejas da história do Brasil sendo, em cerca de 15 anos, a dupla mais tocada em rádios no país.
Sexta-feira – 14/07, dois shows: João Gomes e Hungria – João Fernando Gomes Valério, mais conhecido pelo seu nome artístico João Gomes, é um cantor e compositor brasileiro de forró e piseiro, tendo alcançado destaque nacional já com o seu álbum de estreia, tornando-se o cantor mais ouvido do país no ano de 2021. Suas músicas despontaram inicialmente em aplicativos como o TikTok, rapidamente chegando ao topo das mais tocadas no Brasil na plataforma Spotify, junto com quase todo o restante do álbum, sendo o único artista brasileiro a estar entre os 50 mais tocados no mundo no mesmo período na referida plataforma, alcançando ainda, já no mês seguinte à estreia do primeiro álbum, a posição 40 entre os mais tocados da Billboard Global 200.
Já Gustavo da Hungria Neves, mais conhecido pelo seu nome artístico Hungria Hip Hop, é um rapper, cantor e compositor brasileiro. Ele ficou conhecido nacionalmente pelo seu primeiro single, “Bens Materiais”, mas só alcançou sucesso fora do território nacional com as músicas “Dubai”, “Lembranças”, “Coração de Aço”, “Amor e Fé”, entre outras, com cada uma delas ultrapassando a marca de 100 milhões de acessos na Internet. Atualmente, um dos seus maiores hits “Lembranças”, possui mais de 300 milhões de acessos no YouTube e tornou-se trilha sonora de Malhação: Viva a Diferença.
Sábado – 15/07, dois shows: João Carreiro e a dupla Marcos e Belutti; O cuiabano João Sérgio Batista Corrêa Filho adotou o nome artístico João Carreiro em homenagem ao cantor sertanejo Tião Carreiro, de quem é fã desde criança. Cantor e compositor hoje em carreira solo, fez dupla durante quase uma década com o cantor Capataz. Entre os sucessos do sertanejo, estão “Cigana”, “O amor não morre”, “Abstinência” e “Coração escriturado”. A promessa é de muita moda de viola em um show que promete agradar pessoas de várias gerações.
Marcos e Belutti – Com 14 anos de carreira eles colecionam projetos incríveis; prêmios e indicações importantes na categoria; hits inesquecíveis como “Domingo de Manhã” e “Aquele 1%”. Na bagagem, são 6 DVD’s, 9 CD’s, 2 álbum digital e muitas parcerias de sucesso. Os números que a dupla acumula ao longo dos últimos anos impressiona: são cerca de 1,9 bilhões de visualizações em seus vídeos, mais de 14 milhões de seguidores nas redes sociais, 6 milhões de fãs nas plataformas digitais e aproximadamente 10 milhões de ouvintes mensais nos aplicativos de música
Domingo – 16/07, dois shows: infantil de Mundo Bita (maior show infantil do Brasil) e a dupla Matogrosso e Mathias. Um espetáculo para ninguém ficar parado! Assim é o mais novo show do Bita: A semente da diversão é a imaginação, que tem tudo para levar milhares de crianças (e famílias) para a Festa do Leite, no show programado para começar às 19 horas. Ele oferece muita diversão para bebês, crianças e adultos. O objetivo de incentivar as crianças e suas famílias a explorarem esse mundo maravilhoso da criatividade, com muita música e alegria. O mais novo show do Bita tem cerca de 80 minutos de duração e um repertório de 20 canções, contemplando todos os álbuns da animação. Entre as novidades, “O Amor é tudo de bom”, criada por Chaps e pelo rapper Emicida, e “O Amor da Adoção”, música que teve a participação de Bituca, o querido padrinho do Mundo Bita, Milton Nascimento. Os clássicos “Fazendinha” e “Viajar pelo Safari” não poderiam ficar de fora!
Já a dupla Matogrosso & Mathias, que encerra a programação artística da festa, é uma dupla sertaneja do Brasil originária de 1966. Formada nos últimos anos por João Batista Bernardo, o eterno Matogrosso, e Rafael Belchior, o Mathias, encaram o título de dupla mais romântica do país. É reconhecida por difundir a música sertaneja em uma época que os “caipiras” ainda estavam à margem da imprensa no Brasil, abrindo caminho para vários artistas do mesmo gênero de muito sucesso hoje. Entre os hits de sua extensa carreira, destacam-se “Pele de Maçã”, “Tentei te Esquecer”, “Idas e Voltas”, “Memórias”, “24 Horas de Amor”, “Frente a Frente”, “Sábado”, “De Igual pra Igual” e “Pedaço de Minha Vida”. Músicas inesquecíveis, que, junto com os sucessos, vão encantar o público no encerramento do evento.