Nos dias 19 e 20 de setembro, Batatais será palco da 3ª edição da Festa da Paz, um evento que já faz parte do calendário turístico cultural da cidade. A festa, que conta com uma programação especial com apresentações musicais, praça de alimentação, parque de diversões e ações sociais, promete atrair milhares de pessoas para o Centro de Eventos.
Para falar sobre a importância dessa iniciativa, seus objetivos e as novidades desta edição, nós conversamos com o Pastor João Alves Batista, presidente do Conselho de Pastores de Batatais.

JC: O que representa para o Conselho de Pastores a realização da 3ª Festa da Paz em Batatais?
Pastor João: A realização da 3ª Festa da Paz representa mais uma peça que vai consolidando a unidade da nossa fé.
JC: Qual é o principal objetivo da festa este ano?
Pastor João: Não só neste ano, mas desde a primeira edição, o nosso objetivo é a unidade da Igreja e a comunhão entre os irmãos de diversas denominações.
JC: Quais novidades o público pode esperar em relação às edições anteriores?
Pastor João: Dentre as novidades, teremos dois dias de apresentação e música ao vivo depois dos shows no palco principal, na praça de alimentação. O grande show de Davi Sacer será o principal atrativo do evento, lembrando que teremos ainda um parque infantil inflável.
JC: Como foi pensada a programação dos dois dias de evento?
Pastor João: Pensamos em uma melhor maneira de atender a demanda do evento, principalmente na parte dos louvores, onde mais grupos e bandas poderão ter a oportunidade de se apresentar.
JC: Qual a importância da parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para a realização da festa?
Pastor João: Posso dizer que é extremamente fundamental. Existem muitas áreas em que nós sozinhos não conseguiríamos atuar, porque são de outros segmentos, dos quais, como agentes espirituais, teríamos limitações. Da mesma forma, o poder público, na ordem espiritual, não pode avançar apenas com recursos materiais. Sendo assim, creio que ambos os lados se beneficiam dessa parceria.
JC: De que forma as igrejas do município se envolveram na organização e mobilização da comunidade?
Pastor João: Acho que a melhor forma de expressar isso é dizendo que é como um trabalho de “formiguinha”.
JC: Quais os maiores desafios para organizar um evento desse porte?
Pastor João: Como é um evento novo, ainda temos muitas barreiras a serem rompidas. Mas, à medida que as coisas vão acontecendo, tudo vai se consolidando.
JC: A Festa da Paz busca transmitir quais valores para a população?
Pastor João: A fé cristã tem origem no judaísmo, e por isso acabamos transmitindo valores judaico-cristãos, como família, fé em Cristo e a prática de seus ensinos: amor ao próximo, vivência da Palavra e obediência aos princípios bíblicos, entre outros.
JC: Além das apresentações musicais e religiosas, haverá ações sociais ou atividades voltadas à família?
Pastor João: Sim. Estamos solicitando 1 kg de alimento para a entrada no evento. Esses alimentos serão destinados a entidades de Batatais, como nos anos anteriores. Também teremos parque de diversões e praça de alimentação para atender a todos.
JC: Qual é a expectativa de público para esta edição?
Pastor João: Sempre esperamos superar os anos anteriores. Estamos aguardando cerca de cinco mil pessoas, se Deus quiser.
JC: O senhor acredita que a festa já se consolidou no calendário cultural e religioso de Batatais?
Pastor João: Sim, com toda certeza. Assim que termina a festa, as pessoas já nos procuram querendo saber como será a do ano seguinte. Acredito que a Festa da Paz veio para ficar.
JC: Qual mensagem o Conselho de Pastores gostaria de deixar à população que irá participar do evento?
Pastor João: Venham com o coração aberto. Não importa o momento que você esteja passando, o Senhor será o teu amparo. Não se desespere diante das dificuldades: Ele será teu auxílio. No teu cansaço, o Senhor será a tua sombra. Por certo, Ele renovará as tuas forças como a águia. Com certeza, coisas lindas irão acontecer na tua vida. Não perca a esperança!






