A Administração Pública de Batatais realizou, no dia 15 de junho, a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras da licitação de lotes do Novo Distrito Industrial Rudolf Kamensek, localizado às margens da Rodovia Cândido Portinari, na saída para Franca. Dos 72 lotes colocados a venda, 55 foram comercializados, sendo 26 empresas vencedoras. A partir da assinatura, é iniciado o pagamento das parcelas relativas a cada contrato, que tem valor variável, de acordo com a quantidade de terrenos adquirido e lance ofertado na licitação. O valor total dos lotes vendidos é de R$ 8.931.048,49. Com prazo de pagamento de 120 meses. O ato de assinatura contou com a presença do Presidente da Associação Comercial e Empresarial, Ennio Cesar Fantacini.
As empresas que adquiriram os lotes nessa licitação foram: Senun Metalúrgica de Batatais Ltda, ABC Infraestrutura Eireli, Nova Inox Indústria e Comércio Ltda ME, Fernando Alcebíades do Carmo, Samegui Comércio de Tinta Ltda, Renato de Souza Araujo ME, Denacio de Assis Machini Neto Eireli, Construagi Empreendimentos Imobiliários e Construção Ltda, Nascente Gráfica e Editora Eireli, Nass Assistência Técnica Ltda ME, Equipe Instalações e Comércio de Materiais Elétricos Ltda, FBA Refrigeração e Ar Condicionado Ltda ME, GHR Indústria e Comércio de Materiais Elétricos Ltda, Borges & Policeno Ltda ME, AGX Indústria e Comércio de Equipamentos Industriais Eireli, GM Usinagem de peças em geral Eireli, Looks Objetos de Arte Ltda, Castelo Gráfica e Editora Eireli, AL Bartolomeu Concreto e Argamassa, Bartolomeu Transportes Eireli, MP Indústria e Comércio de Equipamentos de Inox e Alumínio Eireli, Edson Luis Sufiati, J2M Indústria e Comércio de Portões Ltda, J Pegorin Automação e Elétrica Eireli, José Carlos Nori e Mário Aparecido Guilhermiti Eireli. Os 12 lotes remanescentes serão novamente colocados em licitação pela administração municipal.
Empresários não acreditam na entrega dos lotes para esse ano
De posse da relação das empresas que assinaram agora os contratos de aquisição dos lotes do Distrito Rudolf Kamensek, a nossa equipe conversou com dois proprietários, que acreditam que terão liberação para construir somente na próxima gestão. “Sobre a entrega do lote, com sinceridade não acreditamos que este ano irão nos entregar, já que nem os lotes da licitação anterior ainda não estão todos disponíveis para os que já adquiriram a bom tempo atrás. Nossa expectativa é que o próximo prefeito dê uma certa prioridade para liberação dos lotes, e se possível já liberar em 2021”, disse Miguel Alberto Montera, da J2M Portões. Questionado sobre a programação para construção do imóvel, assim que os lotes forem liberados, o empresário afirmou que “com esta pandemia infelizmente os negócios não estão financeiramente muito favoráveis e boa parte das reservas estão sendo utilizadas para passar esta fase. Ao meu ver ainda se estenderá até o final do ano, portanto iremos estudar algumas linhas de créditos, mais pra frente para tentar viabilizar a construção”, informou.
Para Flávio Brandão Alves, diretor do Grupo FBA, a expectativa é ‘nenhuma’. “Já ouvi tantas coisas, inclusive a rua do meu lote nem asfalto tem. Assim que entregarem o asfalto e estrutura de energia e água, vou começar a construir”, destacou.
A ACE acompanha de perto todo o andamento do processo
Em contato com o presidente da ACE Batatais, Ennio Cesar Fantacini, ele nos informou que a entidade, por meio de nosso corpo de diretores, vem acompanhando as evoluções do Distrito Industrial Rudolf Kamensek e nessa nova etapa da venda dos lotes remanescentes não foi diferente. “Desde que foi publicado o edital de concorrência pública, a ACE buscou todas as informações para auxiliar na orientação das empresas interessadas na aquisição dos terrenos. Acompanhamos todos os trâmites, desde a elaboração dos documentos à abertura dos envelopes e agora, no dia 15 de junho, a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras da licitação. Solicitei à Prefeitura que informe o que os empresários já podem fazer em seus respectivos lotes e segundo o prefeito, ele iria marcar uma reunião com engenheiro da prefeitura, Tadeu Soares Ramos Cabete, para passar essas informações. Sobre os lotes do Novo Distrito que restaram ainda para a venda, o Secretário Municipal de Administração, André Moroti já está dando andamento para a abertura de nova licitação. Essa nova etapa foi muito positiva. Os empresários que adquiriram os lotes poderão construir suas novas sedes, ampliar suas empresas, alguns sairão dos aluguéis e assim Batatais cresce economicamente, com geração de novas vagas de emprego e renda para a população. Assim como o Distrito Industrial Ermelindo Dias de Moraes, o Novo Distrito Industrial Rudolf Kamensek também será referência”, destacou.
Administração afirma que empresas são autorizadas a limpar e nivelar os terrenos
A Administração Municipal informou que as empresas que adquiriram lotes no Distrito Industrial Rudolf Kamensek estão autorizadas a iniciarem os serviços de limpeza de seus terrenos, bem como o nivelamento da área com vistas à futura construção. Segundo o Prefeito José Luis Romagnoli, todos os esforços estão sendo empregados para que as obras de infraestrutura sigam no complexo, que já teve metade das ruas asfaltadas durante a atual administração e já foi viabilizado o recurso e licitado o asfaltamento das demais.
A Secretaria de Obras destacou que as ruas foram regularizadas para recebimento de solo brita e capa asfáltica. “Já foram realizados ainda os serviços de execução de guia/sarjeta e calçamento do passeio público com rampas de acessibilidade. Serão 17.582,84 metros quadrados de asfaltamento nas avenidas: Luiz Alberto Fantacini, Cássio Magno Ribeiro Chagas, Marcelo Nori, Olico Tristão e DIRK 02. O valor total da licitação é de R$ 1.099.157,76, sendo recursos do Governo Federal e contrapartida do município. O poço artesiano exclusivo para o complexo também já foi perfurado”.