O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente no Brasil em 25 de Novembro. A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempo do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Dados do Ministério da Saúde apontam que atualmente 1,6% da população brasileira doa sangue. Jovens com idade entre 18 e 29 anos são a maioria e responde por 42% do total de doações registradas.
No Brasil as condições para doar sangue são as seguintes: pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que para menores de 18 anos é necessário o consentimento e a presença dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 52 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia é imprescindível apresentar documento de identificação oficial com foto. A frequência é de quatro doações ao ano para o homem e três doações para mulher, sendo o intervalo mínimo de dois meses para os homens e três meses para as mulheres.
Batatais, um braço do Hemocentro de Ribeirão Preto
O Hemocentro de Ribeirão Preto é um dos mais importantes centros de hemoterapia e hematologia do país. A Fundação foi criada em 1990 para atuar como referência nacional em assistência, ensino e pesquisa. A qualidade dos serviços oferecidos são atestados pela Fundação Vanzolini, desde 1999, e pela American Association of Blood Banks, desde 2003. Na área assistencial, o Hemocentro RP é responsável por coletar, processar e distribuir sangue, hemocomponentes e hemoderivados, para ⅓ do Estado de São Paulo com mais de 249 municípios, onde moram mais de 7 milhões de habitantes, além de atender, para diagnóstico e tratamento, pacientes com patologias hematológicas ou relacionadas. Sua sede, seus núcleos e unidades estão em Ribeirão Preto, Franca, Araçatuba, Presidente Prudente, Fernandópolis, Taubaté, Batatais, Olímpia e Bebedouro. Além disso, atende cerca de 130 serviços de saúde e possui quatro agências transfusionais (três em Ribeirão e uma em Jales). No ensino, a Instituição desenvolve programas educacionais que recebem estudantes do nível fundamental até o pós-doutorado. A Fundação atua em várias linhas de pesquisa. Em especial as que envolvem o estudo de células-tronco e suas aplicações no tratamento de doenças.
Unidade de Hemoterapia de Batatais funciona desde 1996
A Unidade de Batatais recebe doadores da cidade e região desde 1996, atendendo pacientes internados na Santa Casa local, Hemodiálise e UTI, e também fornece hemoderivados para o Hospital de Misericórdia de Altinópolis. “Deixamos aqui o nosso convite especial a todas as pessoas, para que compartilhem este gesto em algum momento de suas vidas, pois todos os tipos sanguíneos são importantes e sempre terá alguém precisando do seu tipo de sangue para sobreviver. A doação de sangue não traz nenhum prejuízo à saúde do doador, pelo contrário, traz coração leve e sensação de dever cumprido”, destacou a responsável Cláudia Covas.
Localizada em anexo a Santa Casa, a Unidade atende pelo telefone: (16) 3761-4004. O Horário de atendimento: de segunda a quinta das 7 às 12 horas e sextas e sábados das 7 às 11 horas.