A chegada do Enem
Faltam 24 dias para a realização do maior meio de acesso às Universidades no Brasil, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. A prova será realizada em dois domingos – 03/11 e 10/11.
O sonho de muitos de cursar uma universidade federal no Brasil passa pelo filtro da prova do Enem. Além disso, é também pelo Enem que se pode concorrer a bolsas nas universidades particulares.
Mas a maratona para prestar o ENEM não é fácil: horas de estudos, disciplina de horários, vontade de vencer.
No primeiro domingo, com tempo de duração de cinco horas e meia, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo). No segundo domingo, com cinco horas de duração, é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões).
É importante observar algumas características das provas, pois o Enem exige competência leitora do candidato – ou seja, uma de suas funções é medir a capacidade de entender o que se está lendo nas perguntas. Outra exigência é que o aluno consiga relacionar conhecimentos de várias matérias – a chamada interdisciplinaridade.
O exame também pede conhecimento de atualidades em diversas áreas, como política, economia, situação internacional e cidadania. Por isso, é importante manter-se informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, por meio da leitura de jornais, revistas e sites.
O que é novidade para 2019 e que o candidato deve ficar atento: rascunho para cálculos no final no caderno de questões; eliminação do participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação; todos os lanches serão revistados no dia da aplicação.
Nesta reta final, mantenha-se focado, pratique atividades físicas para tirar o estresse e uma alimentação equilibrada para ajudar nesse período de tensão vivido por você, vestibulando 2019.
Fica a dica!
No fica a dica de hoje trago o livro de Leandro Karnal – O dilema do porco espinho como encarar a solidão – publicado em 2018 pela editora Planeta em que o autor em seis capítulos faz uma reflexão sobre a solidão desde a Bíblia até os dias atuais com o advento das redes sociais.
“A solidão é um sentimento histórico, como o afeto, a esperança e toda expressão humana. Meu intuito é sempre pensar o comportamento humano historicamente”, definiu Karnal. Fica a Dica!
Espaço Escola
Escola Silvio de Almeida/PEI participa da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e tem três redações classificadas para a terceira fase – Fase Estadual
A E. E. Silvio de Almeida, pertencente ao Programa de Ensino Integral, desenvolve em suas ações cotidianas metodologias diferenciadas dentro da BNCC e Parte diversificada possibilitando aos alunos avanços significativos na aprendizagem. A permanência dos mesmos em período integral proporciona um maior envolvimento e comprometimento com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de alunos autônomos, solidários e competentes.
No 1º Semestre de 2019, foi proposta a participação na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e as oficinas foram desenvolvidas interdisciplinarmente com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita na escola, reforçando a valorização da interação dos jovens protagonistas com seu território. Por meio do tema “O lugar onde vivo”, foi possível resgatar a histórias e aprofundar o conhecimento sobre a realidade batataense, utilizando metodologias diferenciadas de ensino para a produção dos gêneros textuais, abordando os conteúdos de língua portuguesa previstos nos currículos das séries/anos e favorecendo o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita.
A Olimpíada de Língua Portuguesa aborda atividades relacionadas aos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião e, este ano, trouxe uma novidade: a produção de um documentário.
As oficinas são propostas a todos os alunos. As produções passam por uma Comissão Julgadora Escolar e os textos são selecionados e enviados pelo site. http://www.escrevendoofuturo.org.br. Na sequência passam por uma Comissão Julgadora Municipal. A próxima etapa é a seleção dos textos por uma Comissão Julgadora Estadual.
Os textos da E. E. Silvio de Almeida – PEI selecionados para participarem da Etapa Estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa são:
Parabéns aos alunos, professoras e equipe escolar pelos trabalhos realizados dentro das ações propostas e pelo resultado alcançado até o momento. Estamos na torcida.
Poesia: o velho abrigo da alma
15 de outubro – DIA DO PROFESSOR
Para homenagear o DIA DO PROFESSOR trago um poema de Cora Coralina – poetisa de Goiás Velha – que encanta pela beleza de suas poesias e faz uma reflexão sobre o verdadeiro trabalho de um mestre.
ELEVAR
Cora Coralina
Professor, “sois o sal da terra e a luz do mundo”.
Sem vós tudo seria baço e a terra escura.
Professor, faze de tua cadeira,
a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério,
ele te elevará à magnificência.
Tu és um jovem, sê, com o tempo e competência,
um excelente mestre.
Meu jovem Professor, quem mais ensina e quem mais aprende?
O professor ou o aluno?
De quem maior responsabilidade na classe,
do professor ou do aluno?
Professor, sê um mestre. Há uma diferença sutil
entre este e aquele.
Este leciona e vai prestes a outros afazeres.
Aquele mestreia e ajuda seus discípulos.
O professor tem uma tabela a que se apega.
O mestre excede a qualquer tabela e é sempre um mestre.
Feliz é o professor que aprende ensinando.
A criatura humana pode ter qualidades e faculdades.
Podemos aperfeiçoar as duas.
A mais importante faculdade de quem ensina
é a sua ascendência sobre a classe
Ascendência é uma irradiação magnética, dominadora
que se impõe sem palavras ou gestos,
sem criar atritos, ordem e aproveitamento.
É uma força sensível que emana da personalidade
e a faz querida e respeitada, aceita.
Pode ser consciente, pode ser desenvolvida na escola,
no lar, no trabalho e na sociedade.
Um poder condutor sobre o auditório, filhos, dependentes, alunos.
É tranquila e atuante. É um alto comando obscuro
e sempre presente. É a marca dos líderes.
A estrada da vida é uma reta marcada de encruzilhadas.
Caminhos certos e errados, encontros e desencontros
do começo ao fim.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
O melhor professor nem sempre é o de mais saber,
é sim aquele que, modesto, tem a faculdade de transferir
e manter o respeito e a disciplina da classe.
Nas trilhas da Educação…
1.Desde o dia 8 até o dia 13 de outubro, o Museu Casa de Portinari, na vizinha Brodowski, realizará uma programação gratuita para celebrar a infância. “É Gostoso ser Criança” é o nome das atrações que acontecerão até dia 12 e no dia 13/10 haverá oficina de Contação de histórias. Local: Praça Cândido Portinari, s/n° – Centro – Brodowski/SP Informações: (16) 3664-4284 -Entrada: gratuita
2.DECRETO Nº 64.517, publicado em 07/10/2019, pelo diário oficial do Estado de São Paulo, suspende o expediente nas repartições públicas estaduais no dia 28 de outubro de 2019, DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO.
3. Rede Municipal continua com as inscrições para a Pré-Escola em 2020. De acordo com a legislação, crianças com 4 anos completos até 31 de março de 2020, obrigatoriamente devem estar matriculadas na pré-escola. Para realizar a inscrição os pais devem procurar a escola mais próxima de sua residência entre os dias 01 e 25 de outubro portando cópia da Certidão de Nascimento da criança, Comprovante de Residência atualizado (água, energia ou telefone), RG dos responsáveis.