As ‘empresas amigas’ serão certificadas no dia 31 de março, no Villa Casuarina.
A 19ª edição da cerimônia de certificação do Empresa Amiga da APAE Batatais, evento que visa reconhecer publicamente as empresas que mais se destacaram nas ações em prol da organização no período de 2020 a 2022, acontecerá na última sexta-feira de março, dia 31, no Villa Casuarina.
Segundo o presidente da instituição, Altino Teixeira da Rocha Neto, a fase de habilitação das empresas desta edição trouxe a possibilidade de análise dos três últimos anos devido ao fato de não ter havido o evento no período de pandemia da COVID-19 e ele ressalta a importância do projeto para a manutenção dos serviços executados pela APAE: “O Empresa Amiga é uma oportunidade de divulgar as várias formas de participação empresarial para conseguirmos atender anualmente milhares de pessoas que precisam dos atendimentos que acontecem aqui. É também uma oportunidade de agradecer a todas as empresas que tanto colaboram conosco, pois foram analisadas cerca de 500 empresas”, declara Neto.
De acordo com Cristina Brandão, coordenadora de Projetos Sociais da instituição, a habilitação das empresas acontece por meio de pontuações para cada ação realizada em prol da APAE Batatais. Dentre os itens analisados estão o emprego de pessoas com deficiência assistidas pela organização; financiamento de projetos; doação de recursos materiais, financeiros e de mão de obra; destinação de Imposto de Renda. Após a elaboração de um ranking de participações, as empresas mais atuantes são convidadas a aderirem ao projeto. “A fase de habilitação selecionou as empresas que mais se destacaram e agora estamos comunicando essas empresas e convidando para aderirem ao projeto e custear parte dos itens necessários à certificação, que graças aos parceiros que viabilizam espaço, serviços e produtos, foi possível chegar a um valor acessível”, diz Cristina.
O tradicional evento contará com a apresentação artística de pessoas atendidas pela instituição e será finalizado com um show da banda Lança Xote.
Sobre o projeto
A iniciativa teve início em 2000, época em que promover e investir em ações socialmente responsáveis despontava como uma inovadora ferramenta de marketing. Em 2001 a APAE Batatais reuniu empresários para um workshop ministrado por Caio Magri, idealizador do Selo Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq. O propósito foi apresentar os benefícios do investimento social ao empresariado batataense. Em 2003, colaboradores da instituição colocaram em prática os conhecimentos adquiridos com Magri e realizaram a primeira edição da entrega do Selo Social Empresa Amiga da APAE Batatais, que certificou as empresas que mais se destacaram na promoção e prática de ações sociais em benefício das pessoas atendidas pela organização durante os anos anteriores à primeira edição do evento. Neste ano, o processo de habilitação das empresas avaliou ações realizadas no período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022. As empresas mais atuantes foram habilitadas e convidadas a aderir ao projeto subsidiando os custos da cerimônia de certificação. O evento de certificação está em sua 19ª edição e só deixou de ocorrer nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da COVID-19.