Hoje trago um artigo publicado originalmente na PLATAFORMA ENTRETANTO EDUCAÇÃO para divulgar a plataforma – que tem como objetivo disseminar conhecimento e abrir um canal para os professores que podem colaborar com artigos e discussões sobre educação.
A importância de trabalhar aulas dinâmicas
POR ENTRETANTO – Cosma de Fátima da Silva Pinheiro
Atualmente, encontramos alunos que não sabem o que é brincar na rua. O termo ”brincar” está cada vez mais ligado aos avanços tecnológicos, aos jogos online e, em suma, a tudo que faz com que as crianças não saiam mais de casa. Estamos vendo uma geração de crianças que não sabem mais correr, pular, chutar…entre outras práticas mais comuns nos tempos passados.
Nós, como professores, precisamos incentivar os pequenos a brincarem e interagirem entre si durante as aulas. Com isso, além de criar uma alternativa para a presença constante da tecnologia, as aulas podem se tornar ainda mais prazerosas.
Antigamente, o papel do professor era apenas mostrar os bons resultados dos alunos para a direção da escola. Agora, lidamos com questões mais profundas em nossa missão, como as de resgatar as interações entre os alunos e, ao mesmo tempo, entregar boas avaliações. Em minha experiência como professora de Ensino Infantil, noto que os alunos precisam, cada vez mais, se sentirem seguros e confiantes de que estão cumprindo com sua tarefa, e que ela deve ser transmitida de forma lúdica.
As brincadeiras desempenham um papel muito importante nesta socialização da criança, pois elas aprendem, cooperam, se comunicam e se relacionam ao desenvolverem, ao mesmo tempo, noções de respeito pelo próximo e de autoestima. É neste contexto que entram as aulas dinâmicas, trabalhadas através de jogos.
Um exemplo de brincadeira que fiz foi com os tão conhecidos “emojis” do aplicativo WhatsApp. Escolhi duas destas ilustrações para acompanharem nossas aulas: a “carinha feliz e a “carinha triste”. Cada vez que os alunos conseguiam finalizar positivamente uma tarefa, eles recebiam a “carinha feliz”. A “carinha triste” servia para o oposto.
Não esperava por um resultado tão impactante. Os alunos apresentaram claros avanços no processo de aprendizagem e se dedicaram para melhorar constantemente, afinal, queriam receber a “carinha feliz”. Com esta simples brincadeira, constatei que obtive melhoras em seus comportamentos, em suas capacidades de concentração e de trabalho em equipe.
Outro aspecto importante de unir a aprendizagem às brincadeiras é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que a atividade traz novas linguagens que ajudam os alunos a pensar de forma criativa.
http://entretantoeducacao.com.br/professor/a-importancia-de-trabalhar-aulas-dinamicas/
POESIA – O VELHO ABRIGO DA ALMA
Autopsicografia
FERNANDO PESSOA
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração
Fernando Pessoa era um homem de múltiplas faces. Seus heterônimos são assim considerados (ao invés de pseudônimos), visto que além de terem uma vida completa criada, Fernando Pessoa acreditava ser mesmo esses outros quatro nomes. Muitos acreditam em três, mas são quatro. Quando os usava, “esquecia-se” por completo de quem era, e passava a ser naquele momento Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caieiro ou Bernardo Soares.
O poema “Autopsicografia”, extraído do livro Cancioneiro de Fernando Pessoa, é dividido em três estrofes com quatro versos cada uma, que marcam a introdução, o desenvolvimento e conclusão do assunto. Feitos em redondilha maior, ou seja, versos com sete sílabas poéticas com linguagem simples.
Estão presentes no poema: a obsessão de análise, em que o eu-lírico explica detalhadamente o processo de criação poética; a solidão interior, pois o poeta finge uma dor que não sentiu; e a dor de pensar, porque para chegar a um sentimento ele tem que sentir uma dor que não é sua.
ESPAÇO ESCOLA
Volta às aulas – início do segundo semestre
A criançada passou um período em casa de quase trinta dias: os horários de dormir foram alterados, em tempos de NETFLIX, as séries foram as grandes companheiras das noites mal dormidas, mas as aulas voltaram.
O que fazer agora?
Os pais precisam preparar o filho emocionalmente para as aulas, conversando sobre os pontos positivos do regresso, como o fato de rever amigos e aprender assuntos novos. Uma das formas de fazer isso, especialmente com crianças mais jovens, é envolvê-las na organização do material, do uniforme e da mochila. É importante compreender os sentimentos do filho, especialmente a ansiedade e a resistência ao novo ambiente. Se até nós, adultos, sofremos no retorno das férias, é natural esse tipo de sensação por parte das crianças. Apoio, incentivo e paciência fazem parte desse processo.
Aos professores fica a dica de aproveitarem esse retorno, essa inquietude que vem com as crianças para mudarem um pouco o espaço sala de aula para um ambiente de estímulo ao diálogo, às rodas de conversa em que os alunos exponham seus pontos de vista e desenvolvam o senso crítico.
FUVEST -2020
SAGARANA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA – anotações de uma aula
João Guimarães Rosa, contista, novelista, romancista e diplomata, nasceu em Cordisburgo – MG, em 27 de junho de 1908, e faleceu no Rio de Janeiro – RJ, em 19 de novembro de 1967.
A publicação do livro de contos Sagarana, em 1946, garantiu-lhe um privilegiado lugar de destaque no panorama da literatura brasileira, pela linguagem inovadora, pela singular estrutura narrativa e a riqueza de simbologia dos seus contos.
Com ele, o regionalismo estava novamente em pauta, mas com um novo significado e assumindo a característica de experiência estética universal.
CARACTERÍSTICAS DO AUTOR -3ª Ger. Modernista
Revolução linguística – experimentalismo; Sutileza entre fala e texto literário; narrativas mitopoéticas (prosa poética); Regionalismo universalizante; Problematização filosófica; a travessia do ser humano; a existência.
ALEGORIAS PRINCIPAIS:
1 – O BURRINHO PEDRÊS: Prudência e sabedoria
2 – A VOLTA DO MARIDO PRÓDIGO: Politicagem e malandragem (novelas picarescas)
3 – SARAPALHA: Drama da consciência, tragédia e maleita (malária)
4 – DUELO: Destino e vontade “superior”
5 – MINHA GENTE : Final feliz da “casa grande” X Infortúnios da roça
6 – SÃO MARCOS: Conhecimento estético das palavras e do universo
7 – CORPO FECHADO: Misticismo e valentia
8 – CONVERSA DE BOIS: Justiça e harmonia do cosmos
9 – A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA: O bem e o mal
ELEMENTOS CENTRAIS DA OBRA: Minas Gerais, sertão, bois, vaqueiros e jagunços, o bem e o mal, unidade e coletividade.
ESTRUTURA FUNDAMENTAL
Sagarana: hibridismo (Neologismo)
Saga: radical germânico, significa “canto heroico”, “lenda”;
rana: indígena, quer dizer “à maneira de” ou “espécie de”.
Estórias alegóricas: “moral” (fábulas).
Epígrafes: condensam a narrativa; tradição mineira, provérbios e cantigas do sertão.
Narradores
Os contos são narrados em terceira pessoa, exceto “Minha Gente” e “São Marcos” que são narrados em primeira pessoa. Os narradores são orais, ou seja, não se comportam como quem escreve um texto, mas como quem o conta.
Há uma fusão do oral com o literário, pois eles conversam com musicalidade, de forma poética e com muitas rimas e figuras de linguagem.
Guimarães precisa ser lido para ser saboreado, aqui abri o caminho. Fica a dica!
NAS TRILHAS DA EDUCAÇÃO…
1.MEC lança programa FUTURE-SE – que pretende criar fontes de recursos para as Universidades e Institutos Federais. Até 15 de agosto haverá uma consulta pública. PARTICIPE!
2. Já está disponível no site da UNICAMP a lista de candidatos que receberam a isenção da taxa para inscrição no vestibular 2020.
3. Vestibulares 2020 – ATENÇÃO AOS CALENDÁRIOS
Unicamp
Inscrições e pagamento da taxa de inscrição: de 1º/ago a 6/set.
Primeira fase: 17 de novembro.
Segunda fase: 12 e 13 de janeiro de 2020.
Atenção: as provas de Habilidades Específicas para o curso de Música serão realizadas entre setembro e outubro, e as provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança ocorrerão entre 20 e 24 de janeiro de 2020.
Divulgação da lista de aprovados: 10 de fevereiro de 2020.
Unesp
Inscrições: de 9/set a 7/out.
Primeira fase: 15 de novembro.
Segunda fase: 15 e 16 de dezembro.
Divulgação da lista de aprovados: 3 de fevereiro de 2020.
Fuvest
Inscrições: de 12/ago a 20/ set. de 2019.
Primeira fase: 24 de novembro de 2019.
Segunda fase: 5 e 6 de janeiro de 2020.
Divulgação da lista de aprovados: 24 de janeiro de 2020.