bncc e o projeto de vida
Liberdade, autonomia, consciência crítica é o que prevê a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para auxiliar o aluno nas escolhas e na capacidade de gerir a própria vida.
A competência 6 – Trabalho e projeto de vida – traz à reflexão do estudante qual é o seu projeto de vida e seus objetivos tanto com os estudos no presente, no agora, quanto nas perspectivas de futuro. Dessa forma fica claro que é importante valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida.
A partir dessas escolhas, cabe ao aluno, orientado por um professor, com determinação, esforço, autoconfiança persistência e muita resiliência, planejar o seu futuro.
Não se pode então perder de vista a importância também do aluno compreender o mundo do trabalho, as novas profissões que surgem e tentar, a partir dessa compreensão, montar o melhor projeto para a sua vida.
Nesta perspectiva, é imprescindível que os alunos tenham determinação, esforço, perseverança, autoavaliação, compreensão sobre o mundo do trabalho, preparação para o trabalho, e uma excelente orientação de um professor que acredite nos sonhos desses jovens que estão tão sem perspectiva no mundo moderno, e diria mais, estão sem perspectiva até no que fazer com os estudos no agora , no presente.
Por isso, essa competência também está relacionada à orientação do aluno em cada etapa de seus estudos, seja do ensino fundamental ao ensino médio.
Todas as áreas de aprendizado têm, assim, muito a oferecer nessa reflexão, pois nossos alunos buscam caminhos, buscam orientação, buscam sentido naquilo que estão fazendo e estudando. Chegou a hora da escola e de seus profissionais voltarem o olhar para esta realidade: o que você vai ser quando crescer? A partir disso, orientar e cumprir junto com a família, o seu papel de formação.
O infográfico, abaixo, ilustra bem o que se propõe com a disciplina Projeto de vida que será implementada pelo governo do Estado de São Paulo em 2020 nas escolas estaduais, que já atende aquilo que prescreve a BNCC:
http://inovaeducacao.escoladeformacao.sp.gov.br/projeto-de-vida/
Nas trilhas da EDUCAÇÃO …
1. Professores da Rede Estadual de São Paulo já podem se inscrever nos cursos do INOVA EDUCAÇÃO pela EFAPE.
2. Professores das redes municipais do Estado de São Paulo também podem se inscrever desde que as Secretarias Municipais de Educação façam as inscrições.
3. Inscrições para os cursos do NOVOTEC são prorrogadas até dia 23/06 – cursos oferecidos: Ajudante de Atividades de Laboratório Químico, Auxiliar de Logística, Auxiliar em Organização de Dados, Computação na Nuvem, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Edição de Vídeos, Excel Aplicado à Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Horticultor Orgânico, Montagem e Manutenção de Computadores, Práticas de Gestão de Pessoas, Programação Básica para Android, Segurança Cibernética Básica, Técnicas de Vendas e Video Maker/Youtuber.
4. Governo do Estado de Sâo Paulo reformará 1384 unidades escolas em todo Estado, mas Batatais não tem escolas comtempladas.
5. São Paulo é a primeira rede no Brasil a aderir ao PISA for Schools e medirá o desempenho de seus alunos em matemáticas, ciências e leitura dos alunos de 15 anos.
POESIA – O VELHO ABRIGO DA ALMA…
Incenso fosse música
isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além
O poema foi escrito por Paulo Leminski – e publicado no livro Distraídos Venceremos – de 1987 – uma publicação da editora Brasiliense – e o último livro publicado em vida, pois o poeta morreu em 1989.era conhecido como o poeta do cotidiano e da casualidade e é exatamente isso que vemos neste poema – um convite ao leitor para que ele seja exatamente aquilo que ele é, que faça um mergulho em seu interior – e não viva de aparências.
O Quincas Borba de Machado de Assis
Machado com 201 capítulos pequenos publica Quincas Borba, uma obra realista ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
A história traz como personagens: Rubião, o protagonista da narrativa e herdeiro de Quincas Borba, Cristiano Palha – esposo de Sofia e “amigo” de Rubião, na realidade, só mantinha interesse na fortuna dele. Sofia Palha, Carlos Maria, Maria Benedita e Camacho.
O título refere -se ao filósofo Quincas Borba que no início da narrativa morre e com sua morte Rubião, que era enfermeiro de Quincas Borba, recebe dele uma grande herança e um cachorro, que também se chamava Quincas Borba.
Com essa mudança em sua vida, decide sair da pacata cidade mineira de Barbacena e ir para o Rio de janeiro – e fixa residência em um palacete em Botafogo.
A sequência temporal da história vai nos mostrar que um herdeiro iludido com a herança vai se tornar presa fácil em uma sociedade capitalista em que o ter é mais importante que o ser.
Machado de Assis com o enredo de Quincas Borba denuncia as mazelas da sociedade capitalista, faz grandes reflexões sobre o homem na sociedade e do homem diante de si mesmo.
Enquanto viajava para o Rio de Janeiro, Rubião conhece o casal Palha – Sofia e Palha – que percebe que estão diante de uma pessoa com posses, mas ingênua.
Na chegada ao Rio de Janeiro, Rubião deixa que Palha administre seus bens. Além dele, outras pessoas que conhecera começam a usufruir de suas posses – aproximando dele somente por interesse.
Interesse, traição, poder, aparência, loucura, ironia, imoralidade e falsidade são temas recorrentes na narrativa e que a partir deles Machado de Assis disseca a alma humana.
Diante de tanto jogo de interesse, e de tantos interesseiros, Rubião chega à falência e junto com ela vem a loucura que vai aumentando com o passar dos fatos da história.
Rubião é internado em um hospício e no final foge dele, encontra seu fiel amigo: o cão Quincas Borba, com quem retorna a Barbacena, e adoece ainda mais, depois de uma chuva vem a falecer. O cão sai à procura do dono e morre também.
Com a história Machado de Assis demonstra que a ingenuidade das pessoas torna-as alvo fácil para aqueles que buscam benefícios pessoais e só pensam em si.
ESPAÇO ESCOLA
O mês de junho começou e com ele a tradição da festa junina invade as escolas de Batatais. A criatividade impera em cada detalhe.
As festas juninas têm nas escolas um papel importante de reaproximar e envolver os pais e familiares no ambiente escolar. A animação é sempre contagiante já no processo de preparação. Alunos empolgados, ansiosos e não medem esforços, dentro das suas potencialidades, para contribuir. Veja algumas festas que já ocorreram em Batatais até o momento, ou os momentos de preparação e enfeite das escolas.
COC Batatais
Escola estadual Cândido Portinari
Escola Estadual Maria Virgínia Mansur Biagi
EMEB Esther Vianna Bologna